sexta-feira, julho 09, 2010

Rica tarde


Hoje a tarde, depois de uma manhã atribulada e cheia de problemas que não deveriam ter importância mas que ainda me causam um razoável nível de estress, tive um encontro dos bons.
Nos reunimos, eu, Letícia, Alessandra e Paulo, para organizar a publicação das crônicas de um velho conhecido nosso: o querido Deogar Soares.
Duvido que exista alguém que tenha o conhecido que não tenha nada a falar do Deogar... ele era daquelas figuras que, com jeito todo seu, mudava o mundo, de verdade.
Essa mudança se dava de variadas formas. Com seu vôo livre diário, fazendo seus ouvintes pensarem e se recolocarem no mundo. Com sua inquietação diante do instituido. Com seu jeito rebelde de ser. Com sua voz que entrava e cativava a alma de qualquer um. Com seu olhar doce e feróz, manso e atroz.
Sinto muita saudade do Velho. O Deogar marcou uma fase muito importante da minha vida. A fase em que escolhi de que lado do mundo eu queria estar. Do lado de quem eu iria lutar. E de que jeito eu iria desenvolver esta luta.
Lembrar do Deogar é lembrar dos meus amigos, dos nossos sonhos, das nossas utopias e lutas, que não se perderam totalmente, mas que morreram um pouco junto com o Velho.
Hoje, pude reviver um pouquinho disso tudo. Primeiro na nossa "reunião". Bem diferente das reuniões de outrora, mas não menos eficiente e, talvez, mais prazerosa. Depois, com a Letícia (filha do Deogar e minha amiga de sempre), remexendo as fotografias feitas pelo Deogar e da época da campanha para vereador e do mandato.
Quanto prazer! Quanta saudade!
Viajamos no tempo e matamos um pouco essa falta que arde. Falta do que éramos e do que sonhávamos ser.
Rica tarde, essa!

2 comentários:

Paulo disse...

Que lindo voo Andrea, mesmo nos sentindo sempre e eternamente desajeitados pra coisa, coseguimos faze-lo! Com arte, com solidariedade, sem parte, mas com cumplicidade!! Sem duvida, aquele café e etc. foi tomado e pago com muito prazer, só para lembrar como a vida pode ser simples, bela e barata!!! Adorei ser convidado para essa "campanha", que saudade!! Valeu.

Déa disse...

Tomara que nossos planos decolem. Beijo e obrigada, Paulo.

baby