quarta-feira, setembro 16, 2009

Marcha dos usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial


No próximo dia 30, uma série de grupos de usuários de saúde mental de todo o país, seguirá, em marcha para Brasília, para defender a efetiva reforma psiquiátrica no país.

São propostas da marcha:

  • Defender o Sistema Único de Saúde (SUS) ressaltando o papel fundamental que o Sistema tem na Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, que é oferecer estrutura adequada e melhores condições de atendimento para tratamento de portadores de sofrimento mental
  • Defender o cumprimento da Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/01)
  • Reivindicar a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental (9 anos após a III, realizada em 2001), que tem a importância de discutir passos fundamentais para o avanço da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, além de estabelecer novos marcos para profissionais da área e portadores de transtornos mentais, que estão cada dia mais atuantes socialmente.
  • Exigir a efetiva implantação do "Programa de Volta para Casa", criado pelo Ministério da Saúde em 2003 com o objetivo de reintegrar socialmente pessoas com transtornos mentais que passaram por longas internações. O programa dispõe também de um auxílio financeiro para o beneficiário ou seu representante legal.
Defendo a reforma psiquiátrica, luto pelo fim do preconceito e principalmente, pelo convívio com a diferença e respeito sempre.

Para saber mais, dá uma olhada no blog da Marcha.

"A liberdade é terapêutica" (Franco Basaglia)


Nenhum comentário:

baby